A ingestão adequada de carboidratos, proteinas e lipídeos auxiliam na produção gradativa, na construção muscular, na redução de tecido adiposo e na repoisção de energia após o exercício.
A dieta deve variar conforme, exigências calóricas e nutricionais conforme peso e altura, idade, tipo de exercício, intensidade e freqüêcia.
Alimentação pré-treino
A alimentação antes do treino é necessária para o bom rendimento do atleta e para a continuidade do estado anabólico durante o exercício, pois o corpo precisa de combustível para queimar, sem isso a pessoa pode ter queda da glicemia e sentir mal-estar.
Alimentação pós-treino
Deve haver a ingestão de carboidrato para reposição muscular e fornecimento de proteina para a construção muscular.
Caso o atleta não tenha uma refeição adequada e balanceada, há o risco de que a massa magra seja usada para a reposição dos estoques.
O ideal é associar uma dieta que tenha carboidratos de alto índice glicêmico com proteínas.

A alimentação deve ocorrer logo após o termino do treino. Aqueles atletas que treinam em locais longe de casa ou sofrem com a falta de tempo podem optar por opções práticas, como barras e bebidas energéticas, sucos, saches de mel, frutas frescas ou secas, iogurtes de garrafinha e biscoitos para se alimentarem o quanto antes e não prejudicarem a recuperação dos estoques de glicogênio muscular.


Muito bom esse post, sempre tenho dúvidas com relação a alimentação pré e pós treino e esse post foi esclarecedor ! Gislaine.
ResponderExcluirOlá Gislaine, muito obrigada, e espero que possa estar sempre te ajudando!
Excluir